sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Paula Ramos sobre a exposição Cartão de Visita

Textos com seriedade sobre arte e exposições locais são tão raros de se ler nos jornais, que ficamos super felizes de participar de um destes poucos momentos.

Abaixo, texto de autoria de Paula Ramos publicado no jornal zero hora, sobre a exposição Cartão de Visita, na Galeria Gestual de 13 de agosto a 03 de setembro de 2011

Cartão de Visita

Cartão de Visita: uma apresentação


O cartão de visita é um documento objetivo que atende a prática social de apresentar seu portador a um receptor. Sua função é dar a conhecer alguém, fornecendo dados de conservação e de consolidação desse conhecimento a outrem. Cartão de Visita é um projeto, desenvolvido em parceria com a Galeria Gestual, que tem por fim apresentar ao público quatro artistas emergentes

Bruno Borne, Dirnei Prates, Marília Bianchini e Nathalia García

Os valores que nos levam a apresentá-los são a consistência de suas pesquisas visuais, a elevada invenção dos seus dispositivos e a qualidade evidente de suas obras. Agregados a estes valores temos algumas virtudes, tais como a contemporaneidade das linguagens e dos suportes utilizadas – vídeo, fotografia e instalação –, além do reconhecimento que eles já têm dentro do protegido circuito acadêmico. Todos esses predicados: valores, virtudes e reconhecimento nos autorizam esta iniciativa, pois apresentar, consolidar e resgatar nossos valores artísticos é a função que escolhi como modus operandi há vinte anos, ao iniciar-me no campo das artes visuais. Mais do que uma prática profissional este princípio ético tornou-se um modus vivendi, uma duração de incontestável prazer e inquestionável riqueza, que agora comemoro apresentando-lhes orgulhosamente, neste Cartão de Visita, quatro jovens artistas.

Paulo Gomes

Agosto 2011


Os trabalhos podem ser vistos em http://www.gestual.com.br/templates/expo_cartaovisita.htm


Zona de neutralidade na galeria Gestual

Zona de neutralidade


           O trabalho consiste em apropriações de fragmentos de fotografias, que me marcaram ao longo dos anos. São imagens importantes na história da fotografia, facilmente reconhecidas quando vistas. Retiro destes cenários icônicos os coadjuvantes que aparecem, quase sempre incautos, na cena. Estes personagens, contidos numa zona neutra da fotografia (lugar oposto ao assunto do primeiro plano), assumem o foco principal, criando narrativas que os desprendem do contexto de onde foram subtraídos.
           Dirnei Prates

Exposição coletiva Cartão de Visita, na galeria Gestual


As imagens foram extraídas das fotos abaixo:
1-Child with toy grenade in Central Park – 1962- Diane Arbus
2- Whitby Yorkshire – 1978 – Ian Berry