segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sobre Entre Linha

Linhas contra o horizonte se deslocam levando palavras, estórias, urgências, nesta trama de fios que se acumula. Ao mesmo tempo em que se desloca, o passageiro observa atentamente a materialização de torres, postes e árvores fundidas entre tempos, entre linhas, entre o desejo de quem espera uma resposta.
O vídeo de Nelton Pellenz fala de deslocamentos físicos e virtuais, deslocamento de mensagens e presenças ausentes, ecos e reverberações de notícias que se cruzam e se emaranham. Fala também do acumulo e do execsso destes na época atual, refletidos nas imagens de tom noir que reproduzem, quase como um gráfico, a insurgência nas comunicações.
Entrelinhas, ao contrário de seus outros vídeos, não lida com as relações de inércia/movimento da imagem, o que estabelece diálogos imediatos com questões da fotografia (embora a questão fotográfica se apresente no tratamento rigoroso dado à imagem). O Plano sequência (quase sempre presente nos seus vídeos), se apóia na idéia de um percurso intrigante, entre um início qualquer, eleito por ele, até um fim, num futuro colapsado por demandas de fios, redes e distâncias atemporais.
Dirnei Prates/dez 08

Nenhum comentário: