quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Homens ao Mar




Cenas da revolução russa remixados por sentidos e leituras oblíquas. A imagem de Vakulinchuk como um peixe fisgado a debater-se. Nesta revolta, os marinheiros que se lançam ao mar, flutuam no ar delicadamente.
Aproprio-me de cenas de " O Encouraçado Potemkin", que, quando invertidas parecem amplificar o carater inovador do filme (dissociando-o definitivamente do ideal ufanista revolucionário presente em sua estória). Opero cortes, retrocessos, dilatações do tempo na sequência original, para brincar com o sentido da palavra revolta, questão central do filme de Eisenstein.

Revolta faz parte de um conjunto de trabalhos em vídeo, feitos a partir da apropriação de imagem de filmes antigos, que desenvolvo desde 2007.

O Vídeo Revolta, de Dirnei Prates foi selecionado para o 4º arte.mov- Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, com mostras em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre. O festival deste ano teve como eixo curatorial o tema "Geografias Imaginárias" e exibiu 47 trabalhos em vídeo, todos feitos para mídias locativas.
Maiores informações sobre o festival podem ser acessadas no site


Nenhum comentário: