domingo, 26 de agosto de 2012

Manifestações do Disforme

Aconteceu no MARGS a exposição Alien: Manifestações do Disforme, com obras de 60 artistas nascidos entre 1860 e 1982. Explorando a polissemia da palavra Alien, a exposição aborda diversas estratégias curatoriais para discutir as diversas facetas da produção artística, como a formação do cânone, as abordagens politicas do Outro, memória e cronologia e a inovação artística recente. Dando segmento a sua politica de privilegiar o acervo em suas exposições o Museu de Arte do Rio Grande do Sul realiza esta que pretende ser a maior exposição que a instituição já realizou dedicada a discutir os princípios de formação canônica, assim percorrendo as mais diversas abordagens artistas de meados do século 19 até a produção amis recente, tida como aquela que se mostra não só inovadora, mas radical em suas diversas abordagens do objeto artístico. A exposição traz um considerável número de obras inéditas do acervo do MARGS que ainda não foram sido mostradas pelo museu, assim como obras canônicas da coleção, conhecidas do grande público, e ainda obras de outras coleções e artistas contemporâneos. Alien: Manifestações do Disforme está divida em quatro segmentos diversos, definidos através de proposições conceituais que articulam o projeto curatorial.
Dirnei Prates participa do segmento "Super Nova",composto pela produção de artistas da geração mais recente, este segmento introduz o novo para além da conhecida vontade das vanguardas históricas, possibilitando a apresentação de obras que ainda não estão institucionalizadas, mas que apresentam vocação para a radicalização dos procedimentos artísticos. Em sua dimensão propositiva, tais obras apresentam um campo de possibilidades que articula a vontade de constituição do objeto em contraposição à racionalidade das regras normativas da arte. Os outros artistas deste segmento são: Alessandro Amorin, Camila Schenkel, Flavya Mutran, Guilherme Dable, Leandro Machado, Marcos Sari e Mayana Redin.

paisagens populares # 6
fotografia

Dirnei Prates apresenta duas séries de trabalhos em fotografia: Zona de Neutralidade, onde se apropria de imagens jornalísticas do século XX para extrair delas, os passantes que aparecem no segundo plano; e Paisagens Populares, onde se apropria de paisagens obtidas de imagens do segundo plano das notícias de jornais diários.


Nenhum comentário: