sábado, 25 de maio de 2013

Tarcísio e Nicolau no FONLAD # 09


O vídeo Tarcísio e Nicolau, de Nelton Pellenz, participa da edição deste ano do FONLAD, em Coimbra, Portugal, que segue até o dia 6 de julho.

A seguir, o texto publicado no site do Festival:

"O Festival de Artes Digitais chega à sua 9ª edição sob o paradigma da viragem e da renovação. Centrado no Espaço de Artes, Multimédia e Performance, pretende-se celebrar os 50 anos da vídeo arte através da realização de projectos de intervenção em espaços não convencionais e a experimentação de novas linguagens e formas de apresentação das artes digitais. Nestes 50 anos a vídeo arte tem evoluído de suporte em suporte, desde o monitor de televisão às projecções em grandes fachadas de edifícios, passando por variadíssimos suportes e superfícies, numa miscigenação que tornam a vídeo arte numa espécie de camaleão que se transfigura em função do local e da superfície em que se apresenta.

A vídeo arte é sem dúvida a grande arte deste século, desta nova era que se inicia cheia de potencial transformador, desafiando novos caminhos para a sociedade. A multiplicidade de formas que se reveste demonstra a própria versatilidade deste meio artístico, adaptando-se ao local e à época na sua particular maneira de ser: a mesma peça parece modificar-se quando é apresentada em espaços diferentes e em contextos diferentes.

O mesmo paradigma vive a arte digital, nomeadamente a Web arte que, apesar de prisioneira do ecrã de um computador, se transfigura e ensaia em novas formas.

É esta versatilidade que o Festival Fonlad pretende apresentar através de um conjunto de iniciativas em variados espaços não convencionais, indo desde a sala comum ao espaço monumental de um museu, do espaço público ao jardim privado.

Ensaiará novas formas de apresentação da fotografia e da arte dita digital no seu novo espaço sede, procurando trazer para a “rua” estas novas formas da arte.

Em 2013 continuaremos a apostar na formação e na realização de residências artísticas, mostras de vídeo internacionais e intervenções em espaços não convencionais, suportadas por parcerias com alguns dos mais importantes festivais internacionais da Europa."

Estes são os artistas selecionados na categoria Vídeo Arte:
Ana B. e Nuno M. Pereira (PT), Francesca + Mastrangello (IT), Sílvio de Gracia (Ar), Francesca Lolli (It), Jenn Mogilevzkaya (Isr), Jacob Tonski (USA), Giraudon & Avenel (Can), Céline Trouillet (Fr), Khalil Charif (Br), Athanasios Anagnostopoulos (Gr,) Sávio Leite (Br), Gruppo Sinestético (It), Melinda Sefcic (Cro), Diego Ramirex (Mx), Inês Von Bonhorst (Pt), Carlo Pucci (It), Francesca Fini (It), Naoki Izumo (USA), Lino Strangis (It), Maurício Sanhueza (Peru), Janek Schaefer (UK), Laura Focarazzo (Ar), Gilvanka & Barbara (Fr), David Etxeberria (Pt), Astrid Elizabeth Bang (Nw), Francesca Leoni (It), Jean-Michel Rolland (Fr), Leonid Dutov (Rus), Daniella Orlev (Isr), Muriel Montini (Fr), Jing Zhou (Chn), Ferrie Maaswinkel (Nl), Joanna Sitko (Pl), Julian Konczak (Uk), Jolene Mok (Chn), Vienne Chan (Isr / Can), Nelton Pellenz (Br), Aleksandra Godlewska (Pl), Colectivo Madeirista (Br), Cristina Pavesi (It).


Nenhum comentário: