sexta-feira, 1 de abril de 2011

Peço-lhe que volte, premiado no MFL 2011

Em março, a Mostra do Filme Livre completou 10 anos. A MFL , que desde 2002 firmou o compromisso de diluir fronteiras no audiovisual , apresentando em suas mostras filmes independentes com o frescor da experimentação, este ano faz uma potente retrospectiva com obras de realizadores como Luiz Rosemberg Filho, Camilo Cavalcante, Andrea Tonacci, Helena Ignez, entre tantos outros. O curta “Tripulante”, de Dirnei Prates, feito a partir de antigos fragmentos de imagens captados em VHS, foi o vencedor da mostra em 2008 e participa desta grande retrospectiva.
"Tripulante" pode ser visto em
http://www.curtaocurta.com.br/curta/432/

imagem de peço-lhe que volte e fique contente de Dirnei Prates
assista o vídeo aqui


























O Cine Água também participou da programação da mostra de 2011 na sessão Pílulas, com filmes de até 4 minutos de duração. Nelton Pellenz apresentou o delicado “Porto”, de 2009, um filme sobre saídas e chegadas, onde a desaceleração é o convite para a viagem, e Dirnei Prates, com a apropriação de imagens do filme “Limite”, em “Peço-lhe que volte e fique contente”, de 2009, recebeu o prêmio de melhor filme, definido pelo júri da ASCINE-RJ. Os dois filmes também participaram da exposição “Infiltração”, que aconteceu em Porto Alegre em 2009, e que em 2010 foi premiada com o troféu Açorianos de Artes Plásticas.
Mais detalhes sobre a premiação em
http://www.mostradofilmelivre.com/noticias/2007/

Abaixo o trecho do texto extraído do site da mostra:
O QUE É A MOSTRA DO FILME LIVRE?
Um evento experimental como os filmes que gosta de exibir. Uma mostra que não se importa de inventar modas a cada edição, seja bolando sessões exóticas ou fazendo filmes em formatos esdrúxulos em suas oficinas, promovendo noites livres e sessões com apito para o público acelerar ou mudar o filme, ou quem sabe dando o troféu aleatório, obviamente sorteado ao léu. Assim tem sido a MFL, a cada ano diferente em seus detalhes, mas sempre, sempre, com a mesma vontade que motivou o seu nascimento, em 2002: a de mostrar filmes que fujam correndo do lugar-comum.
O principal objetivo da MFL é a exibição de filmes livres e a multiplicação de olhares mais atentos ao que se tem feito “audiovisualmente” no mundo brasileiro. Por isso exibe filmes feitos em todos os suportes (VHS, Beta, Minidv, HD, 35mm, 16mm, celular, entre outros), formatos (curtas, médias e longas-metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e feitos em qualquer época. É um tipo de mostra única no Brasil, já que não faz restrições de espécie alguma com relação às obras inscritas. E a cada ano a curadoria define os filmes que possuem maior diferencial para serem mostrados ao povo e premiados.
Em 2011 a curadoria da MFL 2011 foi de Chico Serra, Gabriel Sanna, Guiwhi Santos, Juliano Gomes, Marcelo Ikeda e Raphael Fonseca.
Mais MFL em
http://www.mostradofilmelivre.com/11/

Nenhum comentário: