segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exposição Fotografias Recentes



   Dia 15 de março abriu a exposição Fotografias Recentes, minha individual na Fotogaleria Virgílio Calllegari, através do 1º Prêmio IEAVi, incentivo às artes visuais no RS.





Fotografias recentes

  Desde 2007, venho trabalhando com fotografias e vídeos feitos a partir de apropriações de filmes antigos, fotos de jornais e imagens de arquivo. Procuro nestas imagens, absorvidas durante minha vida de espectador, uma tentativa de criar comentários muito pessoais sobre minhas vivências, sentidos e memórias. O projeto “Fotografias recentes”, parte desta premissa e é composto de duas séries de trabalhos: Zona de neutralidade e Ponto de vista, construídos a partir da apropriação de fragmentos de imagens fotográficas históricas.
  Em Zona de neutralidade, dirijo o meu foco aos passantes que aparecem num segundo ou terceiro plano de algumas fotografias paradigmáticas do século XX. Estes personagens, contidos nesta zona neutra da fotografia, passam a assumir o foco principal, criando narrativas que os desprendem do contexto de onde saíram. A imagem que resulta da apropriação e da ampliação, ganha contornos pictóricos que retiram da fotografia o seu caráter documental e o seu compromisso com o registro realístico de um acontecimento. 
  Nos trabalhos de Ponto de vista, utilizo-me de colagens, recortes, replicações e distorções, para alterar o foco de atenção nas fotografias. Ao enfatizar um ou outro personagem ou aspecto da cena, tento criar algumas singularidades nestas imagens icônicas e por vezes exaustivamente expostas.

  Dirnei Prates


 
Dirnei Prates


ilustríssima presença de Neiva Maria Prates

Abertura da exposição
abertura da exposição

Nenhum comentário: